quarta-feira, 24 de abril de 2013

Escopo






CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE

HAMILTON SANTOS SILVA
ÍCARO MOITINHO SOUZA
LUCAS ALOÍSIO DOS SANTOS VIEIRA
MARCIO JESUS DO NASCIMENTO
MARCOS ANTONIO BRITO DOS REIS
ROBSON OLIVEIRA DO ROSÁRIO






ANÁLISE DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENSAIOS SOBRE O CONCRETO






Salvador – BA
2013







HAMILTON SANTOS SILVA
ÍCARO MOITINHO SOUZA
LUCAS ALOÍSIO DOS SANTOS VIEIRA
MARCIO JESUS DO NASCIMENTO
MARCOS ANTONIO BRITO DOS REIS
ROBSON OLIVEIRA DO ROSÁRIO









ANÁLISE DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENSAIOS SOBRE O CONCRETO




                                         
                                   
Pré-Projeto apresentado paro o projeto integrador como requisito básico para a exibição do mesmo no Curso de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Química, Petróleo e Gás) do terceiro semestre do ano letivo.
                                                                 

Orientador (a):
Aldenor Gomes Santos








Salvador – BA
2013






SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO.......... 4
2.OBJETIVOS......................................................................... 5
2.1 OBJETIVO GERAL....................................................................................5
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO..........................................................................6
3. JUSTIFICATIVA ..................................................................7
5. RESULTADOS ESPERADOS.............................................8
6. REFERENCIAL TEÓRICO...................................................9
7. METODOLOGIA...................................................................10
7. REFERÊNCIAS.....................................................................11









1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Nosso projeto de pesquisa baseia-se em ensaios sobre várias amostras de concreto utilizadas na construção civil coletadas em empresas diversas para a análise da resistência das mesmas, verificando assim a procedência da qualidade da amostra coletada. No entanto haverá sigilo nas fontes de coleta das amostras, para proteger as marcas envolvidas na pesquisa, pois o objetivo é apenas a verificação de dados.






2. JUSTIFICATIVA

O intuito da pesquisa é demonstrar que apesar do alto grau de procedimentos de qualidade das empresas, sempre existirá diferenças entre a qualidade do concreto. Na prática, iremos pesquisar e descobrir os procedimentos de fabricação e controle de qualidade, para este que é um dos principais materiais da construção civil.






3. OBJETIVOS

Com experimentos feitos em laboratório, mediante o acompanhamento do responsável, verificar algumas das propriedades físicas de blocos de concreto feitos com diferentes amostras. Com a coleta de dados, organizar uma tabela onde seja possível analisar essas propriedades em relação às outras amostras, a fim de compará-las.

2.1 OBJETIVO GERAL
O primeiro passo do projeto será decidi como iremos construir ou coletar as amostras, ou corpos de prova, que serão utilizados nas análises em laboratório, sua especificação em relação a dimensões, dosagem de agregados como água e areia, para que a amostra tenha a melhor especificação possível em relação a resistência mecânica, que poderá ser feita como mostra o exemplo abaixo:

Equipamentos Utilizados para o experimento:
- Máquina de ensaio à compressão
- Pratos metálicos (200 x 400 mm).
- Dispositivo para compressão diametral.
- Ripas de madeira (seção transversal de 15 x 5 mm), ou tiras de papelão.
- Cronômetro digital (utilizado apenas para ajuste da velocidade).

Processo de fabricação dos corpos de prova:
- Corpos de prova moldados de acordo com o procedimento de montagem e colocados em condições de cura especificadas e testados na idade desejada.
s topos dos corpos de prova devem estar perpendiculares ao eixo e planos.
Dimensões dos corpos de prova:
- O diâmetro de cada corpo de prova deve ser medido a 20 mm de cada extremidade e também no ponto médio do comprimento do corpo de prova, com aproximação de 1 mm, sendo calculada a média dessas três determinações.
- O comprimento do corpo de prova deve ser determinado como a média de três comprimentos dos lados do cilindro.

- Ensaios feitos no corpo de prova.
- Marcação do corpo de prova
- Traçar, em cada extremidade do corpo de prova, uma linha reta diametral, de modo que as duas linhas resultantes fiquem contidas no mesmo plano axial.
- Posicionamento do corpo de prova
- Colocar o corpo de prova de forma que fique em repouso ao longo de uma geratriz sobre o prato da máquina de compressão.
- Centralizar e alinhar o corpo de prova no dispositivo de compressão diametral, colocando ripas de madeira nas faces de contato entre eles (Figura 1).
Obs: Se o corpo de prova não ficar parado na posição, calçar com madeira, papelão ou borracha e retirar os calços do carregamento.
- A carga deve ser aplicada continuamente, sem choque, a uma velocidade de (0,05 + 0,02) MPa/s, ou seja, girar a válvula no sentido anti-horário e estacionar na posição 5 (cinco), até a ruptura do corpo de prova.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
A pretensão da pesquisa está não só ligada a os ensaios feitos em laboratório, mas também no aprendizado do processo de fabricação do concreto, iremos visitar as fábricas especializadas para coletar esse tipo de dado para anexar a nossa pesquisa, bem como seus processos de controle de qualidade para podermos ter especificação sobre a amostra (corpo de prova).
A parte estatística do projeto irá se basear justamente na organização dos dados coletados, onde podemos traçar gráficos e fazer tabelas que demonstrem por método de amostragem que a marca A tem melhores ou piores índices em relação a marca B.







4. RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos poder demonstrar nos nossos experimentos as especificações de nossas amostras usadas nos ensaios, podendo assim analisar se estão dentro da especificação esperada. É importante ressalvar que o intuito de abordar o tema desejado é para conscientizar a importância dos processos de gestão de qualidade, mostrar como estes processos podem resultar em prejuízos ou lucro para o uso de determinado material.






5. REFERENCIAL TEÓRICO

Usaremos como base de referencial teórico as normas como a ABNT NBR 6118:2003, que normatiza itens como a durabilidade das estruturas de concreto, as propriedades mínimas requeridas dos materiais bem como seu comportamento, a gradiente de tensões de compressão no concreto, entre outras e livros de Resistência dos Materiais para estudo de como estas deformações afetam a amostra.






6. METODOLOGIA

Todos os processos de ensaio feitos em laboratório serão filmados para comprovar a veracidade dos dados obtidos, bem como todo o processo de fabricação dos blocos de concreto que serão usados nas análises. Apresentaremos e explicaremos todos os processos utilizados por nós, para só então partimos para os dados obtidos que serão expostos no banner de forma a exemplificar cada resultado obtido.
A análise estatística será muito útil, pois poderemos demonstrar numericamente todos os resultados obtidos e assim poder fazer comparações entre as amostras.






7.REFERÊNCIAS


Concreto – Resistência à Tração na Flexão em Corpo de Prova Prismático, Portal do Concreto. Disponível em: <http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/concreto_e_2.html>. Acesso em: 28 mar. 2013.

Concreto – Resistência à Tração por Compressão Diametral, Portal do Concreto. Disponível em: <http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/concreto_e_3.html>.  Acesso em: 28 mar. 2013.

Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento, Norma Brasileira ABNT NBR 6118. Disponível em:

L. B. GEYER, André; R. DE SÁ, Rodrigo. Importância do Controle de Qualidade do Concreto no Estado Fresco, Informativo Técnico 2. Disponível em:

R.C HIBBLER. Resistência dos Materiais, 5/ Ed. Editora PEARSON. Cap. 1, Tensão, Pag. 1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário