quarta-feira, 24 de abril de 2013

Outros Ensaios


Existem vários outros ensaios (alguns deles são citados abaixo) que indiretamente avaliam a trabalhabilidade do concreto. Em Centrais de Concreto e em Estudos de Dosagem sugere-se que sejam utilizados também outros parâmetros além do Slump, para a avaliação dessa trabalhabilidade.

· Ensaio de Fator de Adensamento: É um dos ensaios mais apropriados para se medir a trabalhabilidade. Usa uma abordagem inversa dos demais, ou seja, determina-se o grau de adensamento obtido quando se aplica uma quantidade de trabalho.

· Ensaio de Remoldagem: Uma mesa de golpes é utilizada para avaliar a trabalhabilidade com base no trabalho necessário para mudar a forma de uma amostra de concreto. É um bom ensaio de laboratório,

principalmente para avaliação de misturas secas.

· Ensaio de Espalhamento: pode ser executado por uma pessoa e exige poucos materiais, o que o habilita
a ser utilizado em canteiros de obra e, não somente em laboratórios. É composto por uma base, a qual deve ser um quadrado de 1000 x 1000 milímetros, que não absorva água e nem provoque atrito com o concreto, e por um tronco de cone com materiais de mesmas características da base. Este ensaio é indicado para avaliação da trabalhabilidade de concretos auto-adensáveis ou fluídos.
 O Ensaio de Espalhamento é utilizado para medir a capacidade do concreto auto-adensável fluir livremente sem segregar. A medida de fluidez a ser obtida do CAA é o diâmetro do círculo formado pelo concreto. Para concretos convencionais, a trabalhabilidade é medida pela NBR NM 67(Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1998b): Concreto – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco de Cone – Método de Ensaio, ou pela NBR NM 68 (ABNT, 1998c): Concreto – Determinação da Consistência pelo Espalhamento na Mesa de Graff. A determinação da consistência do concreto pelo espalhamento da mesa de Graff é aplicável para misturas que atinjam o espalhamento mínimo de 350 milímetros, mas limitado ao tamanho da mesa, de 700 milímetros. Pode-se afirmar, a grosso modo, que o slump flow test é uma adaptação destes dois ensaios, para um concreto excessivamente fluido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário